segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

O Profeta que ‘faz chover, cura leprosos e faz paralítico andar’ prevê catástrofe no Brasil e prega o arrependimento dos brasileiros... VIA Camaçari Fatos e Fotos... E mais do ministério "Arrependimento e Santidade".

Quanto à sua igreja: "Examinai tudo. Retende o bem.", 
I Tessalonicenses 5;21. E segue em frente, que a salvação é individual.
Quanto à sua igreja: "Examinai tudo. Retende o bem.", 
I Tessalonicenses 5;21. E segue em frente, que a salvação é individual.

Andei lendo também em João 3: 16- "Terra" saiba que há um Deus que julga... (Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Isaías 5:20) - "Terra" saiba que há um Deus que julga... (Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Isaías 5:20) - ... Jesus Cristo é a nossa Fortaleza... Jesus Cristo é a nossa Salvação... "Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas." Provérbios 3:5,6 - JESUS ESTA VOLTANDO. LEIA A BÍBLIA EM ROMANOS 1.25 A 32 - MATEUS 24.30. A Paz do Senhor.

João 3: 16

domingo, 14 de fevereiro de 2016

DEUS esta no controle... A MAIS PURA VERDADE. DEUS VÊ E SABE DE TODAS AS COISAS! "Vocês serão minhas testemunhas..." Atos 1:8


"Vocês serão minhas testemunhas..." Atos 1:8
"Vocês serão minhas testemunhas..." Atos 1:8
Publicado por Fabiano Machado em Quinta, 4 de fevereiro de 2016




Pr. José Carlos de Lima - 37º CULTO DE DOUTRINA na AD em João Pessoa - PB

Candidatos ao Batismo, adoraram e entregaram suas vidas no louvor à Deus! Angola-Bengo-Panguila

Candidatos ao Batismo, adoraram e entregaram suas vidas no louvor à Deus!Angola-Bengo-Panguila

Publicado por Belizário Adilton Domingos Jungo em Sábado, 19 de dezembro de 2015

Um alerta para os pais, sobre a educação com os filhos e a questão da tecnologia. Assista e compartilhe !

Um alerta sobre a educação dos filhos e a tecnologia

Um alerta para os pais, sobre a educação com os filhos e a questão da tecnologia. Assista e compartilhe !Curta nossa página - www.facebook.com/blografaeltrajano

Publicado por Blog Rafael Trajano em Sábado, 13 de fevereiro de 2016

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Não durma no ponto, pois não tarde aquele que disse que em breve O nosso SENHOR JESUS voltará! Hebreus 10:37

Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus. (Cor.5, 21 ) Bíblia Sagrada...

charles netto - Foto de minha autoria na Livraria Paulina
Foto de minha autoria na Livraria Paulina

Eu Fiz Teologia Básica por dois anos em 2002 no IBE - Instituto Bíblico Esperança na Avenida Protásio Alves nº 9400, que foi criado "Por Um Casal de Suecos" que vieram Direto da Suécia e para o Rio Grande do Sul/Brasil um certo tempo atrás, e lá me falaram um pouco sobre tudo sobre Diversas Religiões e não religiões, por isso nem sempre estarei emitindo meu parecer pessoal e sim buscando muitas vezes divulgar o que esta acontecendo no Planeta, afim dos que se preocupam com a Obra de Deus possam tirar suas próprias conclusões e até mesmo se entenderem a proposta do blog que é fazer um "ALERTA" dos Finais dos Tempos e que a 2ª Vinda de Cristo se Aproxima: MARANATA - HORA VEM SENHOR JESUS... 1 Ts 4:16,17; 1 Co 15:51-54; Ap 20:4; Zc 14:5; Jd 14.

Pr. Nils e Mary Taranger
Pr. Nils e Mary Taranger
Foto Divulgação do site do IBE - Instituto Bíblico Esperança


Fundador - Nils Taranger... O Instituto Bíblico Esperança é uma instituição de educação teológica da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Porto Alegre, fundada em 1966 pelo Pr. Nils Taranger. Desde seu início o IBE continua com o mesmo objetivo: a formação bíblica e teológica com ênfase em Teologia Pastoral, Teologia de Missões Urbanas e Mundiais e Teologia da Educação Cristã.

Pr. Nils e Mary Taranger

Um desejo, uma história - O IBE é a concretização de um sonho do Pr. Nils Taranger, que em sua juventude participou de um Seminário Bíblico na Inglaterra. Os frutos colhidos deste ensino em sua carreira ministerial foram tão promissores que desejou criar uma oportunidade semelhante aos jovens gaúchos. E assim fez. No começo, o Instituto funcionava como uma escola de educação teológica de férias. Mas, devido ao êxito da iniciativa, Pr. Nils decidiu ampliar os serviços prestados pelo IBE, que passou a dispor de um curso teológico mais completo, com duração de três anos.


Com o passar do tempo, o trabalho foi amadurecendo. Atualmente, os Cursos Básico, Médio e Bacharel Livre em Teologia ministrados pelo IBE, são por extensão em núcleos nas igrejas.



A complementação dos cursos livres do IBE é feita em parceria com a Faculdade das Assembleias de Deus (FAECAD), que garante o reconhecimento do Bacharel pelo Ministério da Educação (MEC).



O IBE se consolidou no Brasil como uma das maiores instituições de Teologia, transformando e fazendo com que milhares de pessoas que por aqui passaram pudessem se preparar para impactar o mundo através da autêntica e genuína Palavra de Deus.
 http://www.ibeteologia.com.br/site/quem-somos/

Fundamentos de nosso ensino e em quê cremos:

• Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, Dt 6:4; Mt 28:19; Mc 12:29.
• Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão, 2 Tm 3:14-17.
• No nascimento virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus, Is 7:14; Rm 8:34; At 1:9.
• Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que o pode restaurar a Deus, Rm 3:23; At 3:19.
• Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do reino dos céus, Jo 3:3-8.
• No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor, At. 10:43; Rm 3:24-26 e 10:13; Hb 5:9 e 7:25.
• No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo, Mt 28:19; Rm 6:1-6; Cl 2:12.
• Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo, Hb 9:14; 1 Pe 1:15.
• No batismo bíblico com o Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade, At 1:5; 2:4; 10:44-46 e 19:1-7.
• Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme sua soberana vontade, 1 Co 12:1-12.
• Na segunda vinda premilenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira – invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da grande tribulação; Segunda – visível e corporal, com sua Igreja, para reinar sobre o mundo durante mil anos, 1 Ts 4:16,17; 1 Co 15:51-54; Ap 20:4; Zc 14:5; Jd 14.
• Que todos os cristãos comparecerão ante ao Tribunal de Cristo, para receber a recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra, 2 Co 5:10.
• No juízo vindouro que justificará os fiéis e condenará os infiéis, Ap 20:11-15.
• E na vida eterna de gozo e de felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis, Mt 25:46.
"Deus escolhe pessoas para fazer a sua obra, e cabe aos seus escolhidos prepararem-se para realizá-la" - Nils Taranger







segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

O HOSPITAL DO SENHOR (Autor Desconhecido) Via Facebook


Uma pessoa que não estava se sentindo bem, há algum tempo, fez a seguinte declaração: 
Todo ano faço um check-up para avaliação de minhas condições de saúde. Um dia desses, resolvi fazer um exame diferente e fui a um hospital muito especial. O hospital do senhor. Queixei-me de cansaço da vida, de dores nas juntas envelhecidas. Falei do coração descompassado pelas muitas preocupações e da carga de obrigações que me competem. Logo que cheguei minha pressão foi medida e foi verificado que estava baixa de ternura. Recordei que há muito tempo não estou fazendo exercícios nessa área. Havia esquecido da necessidade de expressar carinho com gestos pequenos, mas muito importantes.
Quando foi tomada minha temperatura, o registro foi de quarenta graus de egoísmo. Então me lembrei de como estou guardando coisas e mais coisas, sem dar nada a ninguém, mesmo quando campanhas fazem apelos pela televisão, rádio, jornais. Sempre achei que alguém daria o suficiente e que eu não precisava fazer nada. 
Fiz um eletrocardiograma e o diagnóstico registrou que estou precisando de uma ponte de amor. As veias estão bloqueadas por não ter sido abastecido o coração vazio. 
Ortopedicamente foi constatado que estou com dificuldade de andar ao lado de alguém. É que tenho preferido andar a sós. Caminho mais rápido, sem que ninguém me atrase. 
Também foi observado que não consigo abraçar os irmãos por ter fraturado o braço, ao tropeçar na minha vaidade. 
Nos olhos foi registrada miopia. Isto porque não consigo enxergar além das aparências. 
Examinada a audição, reclamei que não estava ouvindo a voz do senhor e o diagnóstico foi de bloqueio em decorrência de uma enxurrada de palavras ocas do dia-a-dia. 
A consulta não custou nada. Fui medicado e recebi alta. A receita que recebi foi para usar somente remédios naturais que se encontram no receituário do evangelho de Jesus Cristo. 
Ao levantar, deverei tomar um chá de obrigado senhor para melhorar as questões referentes à gratidão. Ao entrar no trabalho, uma colher de bom dia amigo. De hora em hora, não posso me esquecer de tomar um comprimido de paciência, com meio copo de humildade. 
Ao chegar em casa, será preciso tomar uma injeção de amor para melhorar a dificuldade de relacionamento familiar. Toda noite, antes de deitar, duas cápsulas de consciência tranquila para que eu tenha um sono reparador. 
Foi-me dada a certeza de que se seguir à risca toda a prescrição médica, não ficarei doente e todos os meus dias serão de felicidade. 
O tratamento tem também um caráter preventivo. Assim, somente deverei morrer, por morte natural e não antes do tempo determinado.

Pensemos nisso, e tenhamos todos um bom final de semana. Via José F Sens...

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Esta é a capa da nova Revista Lições Bíblicas Adulto para o 2º Trimestre de 2016. Maravilhosa Graça O Evangelho de Jesus Cristo revelado na Carta aos Romanos Comentário: Pr. José Gonçalves Sumário Lição 1 - A Epístola aos Romanos Lição 2 - A Necessidade Universal da Salvação em Cristo Lição 3 - Justifi cação, somente pela fé em Jesus Cristo Lição 4 - Os Benefícios da Justificação Lição 5 - A Maravilhosa Graça Lição 6 - A Lei, a Carne e o Espírito Lição 7 - A Vida Segundo o Espírito Lição 8 - Israel no Plano da Redenção Lição 9 - A Nova Vida em Cristo Lição 10 - Deveres Civis, Morais e Espirituais Lição 11 - A Tolerância Cristã Lição 12 - Cosmovisão Missionária Lição 13 - O cultivo das relações interpessoais

Imagens Reprodução Facebook:  CPAD Web
RELEMBRANDO LIÇÃO ANTERIOR: 
O Tribunal de Cristo e os Galardões
1° Trimestre de 2016
Capa-LBAP-1T16
INTRODUÇÃO
I - O TRIBUNAL DE CRISTO E OS CRENTES
II- AS OBRAS DO CRENTE E O JULGAMENTO DE CRISTO
III – A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO CRENTE E OS GALARDÕES
CONCLUSÃO
“Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão” (1 Co 3.14). A doutrina do Tribunal de Cristo visa ensinar sobre como a Igreja prestará contas de tudo o quanto fez enquanto esteve presente no mundo. Ali, todas as obras se revelarão, desde as mais complexas às consideradas mais simples. Será um momento de julgamento divino acerca das ações e atitudes dos salvos em Cristo. Entretanto, é importante não confundir o Tribunal de Cristo com o Trono Branco. 

Este será destinado aos ímpios que serão julgados no final do Milênio, e aquele se destina aos crentes vivos e mortos, que foram ressuscitados pelo Senhor no advento do Arrebatamento da Igreja, a fim de serem julgados e receberem cada um, conforme a verdade de suas ações, o seu galardão. O julgamento do Tribunal de Cristo se mostra tão sério que o texto base da lição da semana usa a imagem do “fogo” como elemento probatório à “verdade” e “valor” da obra julgada — é importante ressaltar que no Tribunal de Cristo serão julgadas as obras dos crentes. Conquanto a salvação de Cristo é pela graça mediante a fé, o galardão entregue a cada crente será distribuído mediante as obras.
Neste aspecto, as obras do crente são essenciais para justificá-los diante do Tribunal de Cristo. O texto de 1 Coríntios 3 mostra que acerca dos líderes, mas que pode ser plicado a toda comunidade de crentes, a maneira pela qual eles continuarão a edificar a Igreja de Cristo será julgada neste Tribunal. Aqui, se verificará que tipos de obras tais líderes fizeram: se edificaram o edifício de ouro, se de prata, se de pedras preciosas, se de madeira, feno ou palha. Então, o detalhe de cada obra será manifesto naquela oportunidade. Então, o “fogo” provará a essencialidade de cada obra. Se após a provação do “fogo”, a obra permanecer, o crente receberá o seu galardão; senão, não o receberá. O texto diz que a obra padecerá sofrimento, mas isso não interferirá na salvação do crente. Este será salvo como pelo fogo, ou em linguagem mais contemporânea, “como por um triz” ou “por um
fio” (1 Co 3.14).
Professor, estimule aos alunos a viverem o mandamento de Jesus: “Ame os outros como você ama a você mesmo” (Mc 12.31). Explique-os que toda a boa obra na vida do crente deve se fundamentar no princípio mandatório de nosso Senhor: o amor. 
Fonte: Revista Ensinador Cristão, ano 17 - nº 65 – Janeiro/Fevereiro/Março de 2016. 
Conforme Link de Autoria a Seguir...
E confira também na ...

Vejam esse Recado: Nós da CPAD, acreditamos que o colportor é muito mais do que um vendedor de livros, ele é um difusor de cultura e espiritualidade, pois seu trabalho contribui para o crescimento espiritual do povo de Deus e ele ainda consegue um retorno financeiro com isso.
Ligue 0800 021 7373, será um prazer tê-lo como nosso parceiro!
Saiba mais: goo.gl/KSFBny
Podemos dizer que o primeiro colportor da Assembleia de Deus foi o missionário sueco Daniel Berg, que saía pelas vilas e povoados de Belém do Pará vendendo Bíblias para seu sustento e, ao mesmo tempo, pregando a Palavra do Senhor.

Quais as vantagens em ser um Colportor da CPAD? 
•  A CPAD está vinculada a maior denominação evangélica do país - a Assembleia de Deus - e por isso, possui um público cativo e fiel de seus produtos, tanto na sua denominação quanto em outras igrejas, pois conhecem a qualidade de seus produtos e a seriedade de seu compromisso com a Palavra de Deus;
•  Fazemos um forte trabalho de propaganda dos produtos em Revistas, Jornais e Rádio WEB, além da produção de cartazes e encartes promocionais;
•  A CPAD oferece aos seus Colportores descontos especiais, que permitem revender os produtos nesse importantíssimo ministério de distribuição de literaturas evangélicas com uma boa margem de lucro. Esse trabalho pode aumentar o seu orçamento ou até mesmo ser a sua principal fonte de renda;
•  São mais de mil produtos entre livros, revistas, jornal, materiais de Escola Dominical e secretaria,  mídias digitais, CDs, DVDs e vídeos, abrangendo todas as áreas do conhecimento cristão.

Como faço para ser um Colportor da CPAD? 

Para ser um Colportor, é simples! Basta ligar para o Setor de Colportagem pelo número  (21) 2406-7308 / 2406-7410 (de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h), portando em mãos seu CPF, Identidade e informar o endereço completo com o CEP para efetuar o seu cadastro. Se preferir, envie um e-mail para: setor.colportagem@cpad.com.br, encaminhando nome, telefone, CEP, endereço completo, Nº do CPF e a data do seu nascimento. Nossa equipe fará contato com toda atenção necessária.

Como funciona?O presente cadastro não tem nenhum vínculo empregatício com a CPAD. O objetivo é apenas estabelecer descontos especiais para toda a linha de produtos da Casa. A validação do cadastro é feita apenas por meio do primeiro pedido, que deve ser de no mínimo R$ 300,00 bruto. Os descontos especiais variam de 28%, 30%, 33%, 35% ou até 40% no mês de aniversário, ou em compras acima de R$ 1.500 bruto. O pagamento pode ser efetuado à vista por meio de Depósito Bancário, ou em Cartão de Crédito, podendo parcelar em até quatro vezes, dependendo do valor do pedido.

Entre suas atribuições, cabe ao Colportor - Revendedor Pessoa Física, promover (através de vendas e divulgação) toda a linha de produtos. Esta divulgação será feita com os produtos junto às igrejas locais, convenções, eventos festivos e vendas de porta em porta. Vale ressaltar que não é objetivo no trabalho de colportagem a ênfase de vendas somente de revistas da Escola Dominical. Quando é caracterizado o cadastro somente de compras de revistas de ED (ou quantidade em maioria em seus pedidos) o cadastro será  automaticamente cancelado.

OBS: Se no período de três meses (a contar da data de emissão do cadastro) não houver nenhum envio de pedidos, o colportor será automaticamente desligado.O que está esperando? Torne-se um Colportor CPAD! 

CONTATO
Responsável pelo setor: Eduardo GuilhermeE-mail para primeiro contato: setor.colportagem@cpad.com.br
E-mail para Colportor cadastrado: colportagem@cpad.com.br
Telefones: (21) 2406-7308 / (21) 2406-7410 (de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h)



domingo, 31 de janeiro de 2016

Vejam e tirem vocês Mesmos suas próprias conclusões sobre o Irã que prepara 200 mil soldados para a chegada do “Messias islâmico” Para estudiosos, esse pode ser o anticristo bíblico.

SENÃO PERCEBEREM O QUE ESTA ACONTECENDO NO MUNDO A HUMANIDADE PODERIA ESTAR INDO TODA PARA O MESMO BURACO, SALVO SE TODOS FICAREM ALERTAS QUANTO A ISSO E FIZEREM UMA CONVERSÃO MORAL, ÉTICA E DE TODOS PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA QUE ISSO NÃO OCORRA, NÃO É MESMO????
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivxW4eviTbirKjqFBgBiZ5ShCO3B55qvBfnRG04gLW94FN2LkESZS3-Zv7Kb_6w8AvKiG44FLDqf67MHqMzxml0mY9BouFNtKMZNqcNzW4dSIr04PO-9PJvUfEa5k7xwwqjTKAr1hDLZ3y/s1600/buraco.gif

...Em entrevista ao jornal Turkish Daily Sabah, da Turquia, Jafari explica que a recente onda de violência e o que ocorre atualmente na região, incluindo a ascensão do Estado Islâmico e outros grupos extremistas, são sinais que a chegada do messias muçulmano é iminente.
“Os eventos que ocorreram nos últimos anos estão preparando o terreno para o surgimento de Imã Mahdi. Segundo o Middle East Monitor, esse “exército” reúne jovens na Síria, Iraque, Afeganistão, Paquistão e Iêmen.
Na tradição islâmica, há uma “profecia” de Maomé, feita no século sétimo sobre isso. Mas ela recebe diferentes interpretações. Os muçulmanos xiitas defendem que o mahdi se levantará após um período de violência generalizada e instabilidade...
...

Quem é o mahdi?

Semelhantemente a teologia cristã, o islamismo possui uma versão sobre o final do mundo.
Em seu livro Islam: The Cloak of Antichrist [Islã: O Manto do Anticristo], o autor Jack Smith afirma que o Alcorão prediz que Jesus (chamado por eles de Issa) descerá do céu e vai unir forças com o Messias profetizado pelo Islã, chamado de “Mahdi”. Jesus, então, afirmará que o Islã é a única fé verdadeira e criticará os cristãos por terem erroneamente feito dele o Filho de Deus.
A teologia muçulmana xiita afirma que grandes guerras devem ocorrer na Terra, durante as quais um terço da população mundial irá morrer em combate e outro terço por causa da fome e da violência. Israel deve ser destruído para que então o 12 º imã, chamado de Mahdi, apareça para matar todos os infiéis, levantando a bandeira do Islã em todos os cantos do mundo.
Os líderes do Estado Islâmico, que já conquistaram partes da Síria e do Iraque, insistem que estão se preparando para a “batalha final” entre o bem e o mal, que contará inclusive com Jesus Cristo voltando a Terra para se juntar a sua causa.
Atualmente, mais de dois terços do um bilhão de muçulmanos que vivem no planeta esperam que o Mahdi venha logo, indica uma pesquisa recente do Instituto Pew Research...
Continue lendo no link a seguir...

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Cerca de 70% dos cristãos do Iraque deixaram o país e muitos tiveram de fugir de suas casas por causa da violência. Mas, como o Pastor Farouk Hammo, muitos outros cristãos decidiram permanecer para fortalecer a igreja e compartilhar o amor de Cristo com outras pessoas. Faça parte do Domingo da Igreja Perseguida, um dia de oração pelos cristãos no Iraque e na Síria: domingo da igreja perseguida... ( Eu oro pela Igreja Perseguida compartei do Facebook o vídeo de Missão Portas Abertas.

#DIP2016 - Perseverança para o Iraque

Cerca de 70% dos cristãos do Iraque deixaram o país e muitos tiveram de fugir de suas casas por causa da violência. Mas, como o Pastor Farouk Hammo, muitos outros cristãos decidiram permanecer para fortalecer a igreja e compartilhar o amor de Cristo com outras pessoas. Faça parte do Domingo da Igreja Perseguida, um dia de oração pelos cristãos no Iraque e na Síria: www.domingodaigrejaperseguida.org.br

Publicado por Missão Portas Abertas em Quinta, 28 de janeiro de 2016

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Outros textos e pontos importantes sobre a disciplina na igreja. A disciplina deve ser aplicada contra os que causam dissensão e divisão . Paulo, em Tito 2.15-3.11, diz o seguinte:

Dize estas coisas; exorta e repreende também com toda a autoridade. Ninguém te despreze.

Lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, às autoridades; sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra,não difamem a ninguém; nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens.

Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros.

Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos,não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador,a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.

Fiel é esta palavra, e quero que, no tocante a estas coisas, faças afirmação, confiadamente, para que os que têm crido em Deus sejam solícitos na prática de boas obras. Estas coisas são excelentes e proveitosas aos homens. 

Evita discussões insensatas, genealogias, contendas e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e são fúteis. Evita o homem faccioso, depois de admoestá-lo primeira e segunda vez, pois sabes que tal pessoa está pervertida, e vive pecando, e por si mesma está condenada. 

Paulo está exortando a Tito para que exerça sua autoridade, como líder da igreja, ensinando, exortando e repreendendo os membros da igreja para que não sejam difamadores e briguentos. Antes, devem ser obedientes, cordatos, corteses, não somente para com os crentes mas para com os descrentes também. Ele lembra a Tito e a nós que características condenáveis já fizeram parte da personalidade e do modo de vida de muitos de nós, antes da salvação, mas pela graça e misericórdia de Deus fomos regenerados pelo Espírito Santo e transformados para as boas obras. Devemos, portanto, evitar discussões fúteis e sobre assuntos secundários que não levam a lugar algum. A pessoa facciosa, que quer causar divisão, deve ser admoestada uma e duas vezes, mas depois disso deve ser evitada, ou seja, excluída, por recusar as advertências e por preferir viver em pecado. 

b. Os que ensinam doutrinas falsas, bem como os que as praticam, devem ser disciplinados . Novamente, Paulo, em Ro 16.17-20, ensina que a igreja deve afastar os que causam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina por ele ensinada. O texto diz: 

Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles, porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos. 

Pois a vossa obediência é conhecida por todos; por isso, me alegro a vosso respeito; e quero que sejais sábios para o bem e símplices para o mal.

E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco.

Paulo especifica o perigo existente nas palavras daqueles que procuram os seus próprios interesses, mas falam suavemente, com palavras de elogio, enganando o coração dos incautos. 

No livro de Apocalipse, 2.12-16, João registra as palavras de Cristo, advertindo a Igreja de Pérgamo, e a todas as nossas igrejas (2.17), contra aqueles que procuram incitar o povo de Deus a práticas contraditórias à fé cristã. Ali lemos: 

Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem
a espada afiada de dois gumes:

Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.

Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição.

Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas.

Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca.

A menção à doutrina de Balaão, no v. 14, identifica o ensinamento dos que possuem motivos pessoais, rasteiros, aqueles que, mesmo com linguajar que aparenta honrar a Deus, não estão preocupados com a santificação da igreja, mas se empenham em destruir as linhas demarcatórias de comportamento que identificam o povo de Deus e os distinguem do mundo ("comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição"). A doutrina dos nicolaítas é igualmente condenada (v. 15). Essa é também uma referência aos que advogavam uma vida dissoluta e imoral no seio da igreja. Na carta anterior (à igreja de Éfeso), as obras dos nicolaítas foram condenadas. Agora a menção é contra a sua doutrina. Notem que a condenação e a chamada ao arrependimento vêm para toda a igreja (vv. 14 e 16), por não exercer a disciplina e por conservar tais pessoas em seu meio.

c. A disciplina deve ser exercida com precaução e deve ser divulgada. Em 1 Tm 5.19-22, temos o ensinamento de que as denúncias devem ser substanciadas, não aceitas levianamente: 

Não aceites denúncia contra presbítero, senão exclusivamente sob o depoimento de duas ou três testemunhas.

Quanto aos que vivem no pecado, repreende-os na presença de todos, para que também os demais temam.

Conjuro-te, perante Deus, e Cristo Jesus, e os anjos eleitos, que guardes estes conselhos, sem prevenção, nada fazendo com parcialidade.

A ninguém imponhas precipitadamente as mãos. Não te tornes cúmplice de pecados de outrem. Conserva-te a ti mesmo puro.

Cautela é prescrita especificamente para as denúncias contra os oficiais (v. 19 - "duas ou três testemunhas"), mas o princípio de que deve haver substância e provas, nas denúncias, é genérico. O outro ensino deste trecho é que a disciplina dos que "vivem no pecado" (v. 20) se exerça "na presença de todos". Isso significa que ela não deve ser alvo de uma resolução velada. Paulo dá uma razão para isso - "para que também os demais temam". A disciplina tem essa característica didática de proclamar e provocar o temor do Senhor, livrando membros do pecado para uma vida em santidade e conformidade com a pureza de Cristo. 

d. O objetivo final da disciplina é o arrependimento do disciplinado. 

Dois textos nos falam a esse respeito. O primeiro é 2 Ts 3.6-15: 

Nós vos ordenamos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo,
que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebestes;

pois vós mesmos estais cientes do modo por que vos convém imitar-nos, visto que nunca nos portamos desordenadamente entre vós, nem jamais comemos pão à custa de outrem; pelo contrário, em labor e fadiga, de noite e de dia, trabalhamos, a fim de não sermos pesados a nenhum de vós; não porque não tivéssemos esse direito, mas por termos em vista oferecer-vos exemplo em nós mesmos, para nos imitardes.

Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma. Pois, de fato, estamos informados de que, entre vós, há pessoas que andam desordenadamente, não trabalhando; antes, se intrometem na vida alheia. A elas, porém, determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranqüilamente, comam o seu próprio pão.

E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem. Caso alguém não preste obediência à nossa palavra dada por esta epístola, notai-o; nem vos associeis com ele, para que fique envergonhado. Todavia, não o considereis por inimigo, mas adverti-o como irmão.

Paulo enfatiza a necessidade do afastamento de "qualquer irmão que ande desordenadamente", contrário aos ensinamentos que recebeu (v. 6). O exemplo dado por Paulo é para aqueles que se acomodam no ócio, tornam-se um peso para os outros e passam a ocupar o tempo "intrometendo-se na vida alheia" (v.11). Esses, e aqueles que "não prestarem obediência" à palavra dada por Paulo, na sua carta, devem ser disciplinados (v. 14). Paulo indica que não deve haver "associação" com o faltoso e dá uma razão para tal: "para que fique envergonhado", ou seja, para que se conscientize de sua falha e, sob humilhação perante a disciplina exercida pela igreja, se arrependa. Esse texto é encerrado com as seguintes palavras de cautela (v. 15): "Todavia, não o considereis por inimigo, mas adverti-o como irmão". 

O segundo texto é 2 Tm 2.22-26: 

Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. E repele as questões insensatas e absurdas, pois sabes que só engendram contendas.

Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade.

Nesse texto Paulo volta a reforçar que o cristão deve caracterizar-se por seguir "a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor" (v. 22). Nesse sentido as "questões insensatas e absurdas" devem ser não somente evitadas como repelidas, quando introduzidas no seio da igreja (v. 23), pois só geram contendas. Contenda não deve fazer parte da postura do servo de Deus. Este deve ser brando e capaz de ensinar com paciência (v. 24). A disciplina deve ser exercida em mansidão (v. 25), com o objetivo de que Deus conceda aos disciplinados "não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade" (v. 26). 

Conclusão

Vivemos em uma era sem restrições e sem limites. Por isso, talvez, a questão da disciplina na igreja seja tão incompreendida e até negligenciada. Muitos questionam a legitimidade da sua aplicação - "com que direito?" Outros se revoltam quando a recebem. É preciso que saibamos que o direito e a autoridade da disciplina procedem do Senhor da igreja, que a comanda. É preciso que nossos olhos sejam abertos para que verifiquemos que a rejeição da disciplina é um grande mal. A recusa de sua aceitação ou a revolta por ela significam agir contra o objetivo maior, que é o reconhecimento do pecado, o arrependimento sincero e a restauração à plena comunhão da igreja visível. 

Examinamos textos bíblicos que falam claramente sobre a necessidade de preservarmos nossa vida em sintonia com as diretrizes de Deus, em santificação e pureza, contribuindo para a edificação do corpo de Cristo. Esses mesmos textos especificam a necessidade da disciplina, que vai desde a autodisciplina, continuando com a admoestação individual e chegando até a exclusão, se necessário. O testemunho da igreja demanda fidelidade às diretrizes bíblicas, nesse sentido. Num mundo sem regras, Deus, em sua misericórdia, coloca a sua igreja como baluarte para que os seus padrões sejam reforçados e seguidos. Supliquemos a Deus que nos preserve em pureza, na plena comunhão de sua igreja e que compreendamos e defendamos o exercício da disciplina, quando necessária. 


(Publicado em O Presbiteriano Conservador nas edições de Julho/Agosto e Setembro/Outubro de 2000)

Fonte... (Continue lendo)... As marcas da Igreja. Paulo ensina (v. 8) que a igreja deve ser conhecida pela "...sinceridade e verdade..." e não pelo "...fermento da maldade e da malícia".

   ** O perigo da falta de disciplina:

Paulo, escrevendo à igreja da Corinto (1 Co 5.1-13), alerta para os perigos que sobrevêm quando se é negligente na aplicação da disciplina. Nesse trecho lemos: 

Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade e imoralidade
tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se
atreva a possuir a mulher de seu próprio pai.

E, contudo, andais vós ensoberbecidos e não chegastes a lamentar, para que fosse tirado do vosso meio quem tamanho ultraje praticou?
Eu, na verdade, ainda que ausente em pessoa, mas presente em espírito, já sentenciei, como se estivesse presente, que o autor de tal infâmia seja,
em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor,entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus.

Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.

Por isso, celebremos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade.
Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros;
refiro-me, com isto, não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso, teríeis de sair do mundo.

Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais.
Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Não julgais vós os de dentro?Os de fora, porém, Deus os julgará. Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor.

Notem, no trecho, os seguintes pontos que o Espírito Santo fez registrar para a nossa instrução: 

a. O pecado na igreja entra em choque com o seu caráter santo, mas ele ocorre. Não é negando a realidade de sua existência que resolvemos o problema. No versículo 1, ele diz: "...há entre vós imoralidade e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios...". Ou seja, o que estava ocorrendo naquela igreja chocaria até os descrentes, mesmo com sua visão dissoluta. 

b. Muitos pecados atingem um estágio público e notório . Esse mesmo versículo 1 começa com as palavras: "Geralmente, se ouve que há entre vós...". A questão não era privada, de mais fácil resolução e aconselhamento, mas já se espalhara, chegando até ao conhecimento de Paulo, que se encontrava distante. 

c. Acomodação e orgulho. A falta de ação revelava acomodação da consciência individual e coletiva ao pecado, em forma de rebeldia e soberba. No versículo 2, Paulo se espanta que aqueles irmãos "... não chegaram a lamentar" toda aquela demonstração de vida em pecado. Paulo diz ainda que eles se achavam "ensoberbecidos", ou seja, se orgulhavam da postura tomada em vez de estarem conscientes do mal que era causado ao testemunho do Evangelho. Ainda sobre a ausência de disciplina naquela igreja Paulo diz: "... não é boa a vossa jactância..." (v.6). Eles nada haviam feito, portanto, para "... tirar do meio" o que havia praticado aquilo que o próprio Paulo chama "ultraje" e "infâmia" (v.3). Quando a disciplina não é exercida, nossas consciências vão sendo cauterizadas e conformamo-nos ao modo de comportamento do mundo e, também, deixamos de nos chocar, de identificar o contraste com a forma de vida prescrita para o servo de Deus. Paulo ensina que a ação correta era a exclusão daquele membro (v. 5) - ele deveria ser "entregue a Satanás", ou ser considerado como descrente, pois o seu modo de vida não testemunhava uma conversão verdadeira. Estaria, portanto, sob o domínio de Satanás. Essa constatação não era para ser feita individualmente, mas corporativamente, pela autoridade e no poder de Cristo. No versículo 4 ele escreve: "...em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor...".

d. O perigo especificado. Paulo diz (vs. 6 e 7): "...Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento." A igreja era para ser "massa sem fermento" - pura. A admissão de um pouco de fermento, apenas, atingiria toda a massa. Ou seja, deixar que o comportamento incompatível com a fé cristã permaneça no seio da igreja, sem disciplina, significa pôr em risco a saúde espiritual de toda a comunidade. 
e. As marcas da Igreja. Paulo ensina (v. 8) que a igreja deve ser conhecida pela "...sinceridade e verdade..." e não pelo "...fermento da maldade e da malícia".

f. O esclarecimento quanto à associação. Paulo reconhece que o mundo é constituído de impuros. Ele diz que não está ensinando que a igreja deva se isolar do mundo. Existindo no mundo ela terá contato com "...avarentos, ou roubadores, ou idólatras..." (v.10). Mas ele reforça que não deve haver "associação com impuros" (v.9) e explica quem são esses a quem ele chama de impuros, no versículo 11 - é aquele que "...dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador...". Ou seja, é aquele que professa a fé cristã, mas tem comportamento imoral ("impuro"); ou tem afeição descabida pelas suas próprias posses materiais ("avarento"); ou o que distorce a religião verdadeira por sua prática ou ensinamentos ( "idólatra"); ou o que tem o hábito de caluniar ou de espalhar boatos ("maldizente"); ou o que está sob o domínio de substâncias que impedem o comportamento racional ("beberrão") - nas quais estão a bebida alcoólica e, certamente, as drogas -, em vez de sob o controle do Espírito Santo; e, finalmente, o que demonstra ganância e não respeita a propriedade alheia ("roubador"). 

g. A rigidez da disciplina - A necessidade era a de se exercitar "julgamento interno" (v.12) contra o "malfeitor", expulsando-o do seio da igreja (v. 13). Esse julgamento deveria ser evidente a todos e deveria ser sentido pelo disciplinado; isto é, ele deveria sentir que a comunhão fraterna havia sido atingida pelo seu pecado: "com esse tal, nem ainda comais". Muitas vezes membros, com boas intenções, confundem o desejo legítimo de restauração do disciplinado com um apoio prejudicial ao mesmo. Não se limitam a indicar que estão em oração, mas colocam "panos quentes" na ação do Conselho. Muitas vezes os disciplinados são alvo de um aconchego e atenção após a disciplina que não somente minam a autoridade da igreja, mas são prejudiciais ao próprio disciplinado, que deixa de sentir os efeitos danosos da falta de comunhão que o seu pecado causou. A advertência de Paulo é dura, mas devemos orar a Deus por sabedoria para saber como aplicar essa exortação com respeito a membros disciplinados por pecados graves nas nossas igrejas, de tal forma que eles sintam que algo mudou e que a comunhão procedente do Espírito é restaurada mediante o arrependimento sincero e o testemunho verdadeiro de uma conversão real. 

h. O objetivo final - Não podemos esquecer o objetivo final de Paulo com a disciplina, especificado no versículo 5: "...a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus." O objetivo era a salvação daquela alma disciplinada. Essa deve ser também a nossa visão: consciência da necessidade da disciplina, percepção dos perigos da sua falta de aplicação, apoio à sua aplicação correta no caso de comportamento anticristão contumaz, oração e desejo de arrependimento pelo disciplinado. 

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