segunda-feira, 16 de março de 2015

E "Se teus olhos forem bons, todo o teu corpo será cheio de luz" Mt 6, 22.

❈ Espiritualidade e a Íris: 
"Se teus olhos forem bons, todo o teu corpo será cheio de luz" Mt 6, 22
gif maker
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas" Ap 3, 22.


Assim repetimos com o Salmista: 
“Tende piedade de mim, Senhor, porque desfaleço; sarai-me, pois sinto abalados os meus ossos. Minha alma está muito perturbada; vós, porém, Senhor, até quando?... Voltai, Senhor, livrai minha alma; salvai-me, pela vossa bondade” (Sl 6,3-5).
Os Salmos precatórios são aqueles que no decorrer de sua leitura percebe-se que é denotada de vingança e maldição contra os inimigos.

Vejamos abaixo alguns dos exemplos de salmos precatórios:

“Lutai, Senhor, contra os que me atacam; combatei meus adversários. Empunhai o broquel e o escudo, e erguei-vos em meu socorro.  Brandi a lança e sustai meus perseguidores. Dizei à minha alma: Eu sou a tua salvação” (Sl 34, 1-3ss).
“Meu pé está firme no caminho reto; nas assembleias, bendirei ao Senhor” (Sl 25, 12). AMÉM

“Puseram fel no meu alimento, na minha sede deram-me vinagre para beber. Torne-se a sua mesa um laço para eles, e uma armadilha para os seus amigos. Que seus olhos se escureçam para não mais ver, que seus passos sejam sempre vacilantes. Despejai sobre eles a vossa cólera, e os atinja o fogo de vossa ira. Seja devastada a sua morada, não haja quem habite em suas tendas, porque perseguiram aquele a quem atingistes, e aumentaram a dor daquele a quem feristes” (Sl 68, 22-27s).

“Suscitai contra ele um ímpio, levante-se à sua direita um acusador. Quando o julgarem, saia condenado, e sem efeito o seu recurso. Sejam abreviados os seus dias, tome outro o seu encargo. Fiquem órfãos os seus filhos, e viúva a sua esposa” (Sl 108, 6-9ss).

Fonte de imagens e Escritos Bíblicos:http://sabedoriadodeserto.blogspot.com.br/

** "POR ISSO A ATRAIREI, CONDUZI-LA-EI AO DESERTO E FALAR-LHE-EI AO CORAÇÃO" Oséias 2, 16 
Segue também a listagem de seus ensinamentos e conselhos, a começar pelo sermão das Bem-aventuranças:
- As Bem-aventuranças (Mt 5, 1-12);
- O sal da terra e a luz do mundo (Mt 5, 13-16);
- O cumprimento da Lei (Mt 5, 17-19);
- A justiça nova, superior à antiga (Mt 5, 20-24);
- Reconciliação com o adversário (Mt 5, 25-28);
- Evitar a ocasião de pecado (Mt 5, 29-30);
- O divórcio e o juramento (Mt 5, 31-37);
- A Lei do amor contrária à lei do Talião (Mt 5, 38-42);
- O verdadeiro amor (Mt 5, 43-48);
- A esmola dada em segredo (Mt 6, 1-4);
- A oração feita no recolhimento (Mt 6, 5-6);
- O Pai nosso (Mt 6, 7-15);
- O jejum realizado em segredo (Mt 6, 16-18);
- O verdadeiro tesouro (Mt 6, 19-21);
- O olho como a candeia do corpo (Mt 6, 22-23);
- Deus e o dinheiro (Mt 6, 24);
- Se abandonar à providência (Mt 6, 25-33);
- Não julgar ninguém (Mt 7, 1-5);
- Não profanar as coisas santas (Mt 7, 6);
- A eficácia da oração (Mt 7, 7-11);
- A Regra de ouro (Mt 7, 12);
- Os dois caminhos (Mt 7, 13-14);
- Os falsos profetas (Mt 7, 15-20),
- Os verdadeiros discípulos (Mt 7, 21-27). 

*Oração da Manhã - Laudes Matutinae - Ofício de Laudes* (Em Francês) 
___________________________________________
* Em latim, significa 'louvores'. É o nome que se dá à oração eclesial que se faz pela manhã, laudes matutinæ.
Já no Judaísmo antigo, os crentes se reuniam para a oração matutina e vespertina, e tinham salmos e cânticos adequados a essas horas. Também os cristãos, inicialmente, talvez por devoção pessoal e, mais tarde, como oração oficial da comunidade, organizaram a oração matutina de Laudes, sobretudo a partir do século IV.
O último dos salmos desta hora toma-se de entre os chamados laudes ou louvores (sobretudo, os Salmos 148-150), que assim dão o seu tom laudativo, enquanto que o primeiro costuma ser um dos que falam da manhã ("Senhor, sois o meu Deus: desde a aurora Vos procuro […]").

O Concílio recomendou que "as Laudes, como oração da manhã, e as Vésperas, como oração do entardecer, duplo eixo do ofício quotidiano segundo a venerável tradição de toda a Igreja, devem considerar-se as Horas principais e celebram-se como tais" (SC 89), e, sendo possível, com a participação do povo, de modo que se convertam em oração da comunidade cristã (cf. IGLH 40).
"O Ofício de Laudes destina-se a santificar o tempo da manhã… Esta Hora, recitada ao despontar da luz de um novo dia, evoca também a Ressurreição do Senhor Jesus, a luz verdadeira que ilumina todos os homens, o “Sol de Justiça”, o 'Sol nascente que vem do alto'" (IGLH 38).
Na estrutura actual de Laudes (cf. IGLH 41-45) reflectem-se bem estas conotações da luz, da ressurreição, do início da jornada: nos hinos, nos salmos, nas leituras breves, no cântico do Benedictus (o sol que nasce do alto), nas preces de invocação e oferecimento da jornada, e na oração conclusiva, depois do Pai-Nosso. Antes, se não se fez já no ofício de leitura, pode-se rezar ou cantar o Salmo Invitatório.

# Fonte: Liturgia das Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ore Pela Igreja Perseguida: