quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Qualidades Morais do Pastor (Fazendo um trabalho no Seminário Teológico IBE)


     O caráter íntegro do Pastor é mais importante do que personalidade influente, dotes de Pregação, capacidade administrativa ou graus acadêmicos.
         O líder Cristão deve ser, antes de qualquer coisa, “exemplo dos fiéis” (1 Tm 4:12; 1 Pe 5:30).
     Isto porque o Povo de Deus deve aprender a Ética Cristã e a Verdadeira piedade, não somente pela Palavra de Deus, mas também pelo exemplo dos Pastores. O Pastor deve ser alguém cuja finalidade maior seja fidelidade a Cristo pode ser tomada como padrão ou exemplo (Veja: Fp 3:17; 1Ts 1:6; 2Ts 3:7,9; 2Tm 1:13).
         O Espírito Santo acentua grandemente a liderança do Pastor no lar, no casamento e na família (1Tm 3:2,5; Tt 1:6). A tradução literal de 1 Timóteo 3:2 é “homem de uma única mulher, isto é, um marido sempre fiel a sua esposa.
         Consequentemente, quem na Igreja comete graves pecados morais, desqualifica-se para o exercício pastoral e para qualquer posição de liderança na Igreja local (Veja: 1Tm 3: 8:12).
         As Igrejas atuais não devem desprezar os critérios exigidos por Deus para seus pastores, devem também assisti-los e sustentá-los na sua missão de servirem como “exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé na pureza” (1Tm 4:12).
Nota de Benção com três versículos para edificação:
         “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” (2 Crônicas 7:14).
       “Porque melhor é a sabedoria do que joias, e tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela” (Provérbios 8:11).
       “Eu sou o Bom Pastor; eu conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas me conhecem” (João 10:14).
Trabalho Realizado no Instituto Bíblico Esperança (IBE)-PoA/RS
– 2º Ano/2002 (Teologia de Nível Básica)
Ovelhinhas de Jesus: “Eu e Você”...
Observar sempre:
       “ORAÇÃO”: é PRECISO O PREGADOR FALAR PRIMEIRO COM Deus a respeito dos homens, antes de falar com os Homens a respeito de Deus. (Reflexão feita em 22/05/2004) ver também em Ml 3:1.
 VERSÍCULO BÍBLICO
E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. (Efésios: 2: 6 - 7)
 Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte.(Joel: 3: 10 )
Tradução: João Ferreira de Almeida - Atualizada


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ore Pela Igreja Perseguida: